Psicoterapia
Por vezes um indivíduo pode estar em apuro para lidar com determinados papéis sociais que a convivência lhe impõe, resultando em stress, depressão, ansiedade, problemas de relacionamento ou outras questões.
A complexidade do sentir, do agir e do ser pode se revelar intensa em determinadas situações para certas pessoas, que se vêem incapazes em reconhecer e lidar com suas emoções, obstando o autoconhecimento e a gestão da própria vida.
Eventos traumáticos experimentados pelo paciente podem vir a acarretar dificuldades de relacionamento e condições clínicas graves, tais como ansiedade e depressão.
Existem, portanto, uma série de questões psicológicas que, a depender da regularidade e intensidade, podem vir a ocasionar sofrimento, angústia e queda de desempenho do indivíduo.
A psicoterapia desponta como um eficaz recurso para tratar destas situações. Diz respeito a um processo terapêutico e ao mesmo tempo a uma parceria entre o cuidador e aquele que é cuidado, oferecendo sigilo, acolhimento, acompanhando e tratando a pessoa frente a desafios, dificuldades emocionais e questões humanas em relação a si próprio e ao ambiente ao qual está interagindo.
Partindo dos desconfortos, queixas e objetivos relatados pelo cliente a psicóloga planeja todo um processo de identificação, tratamento e superação do problema com a ressignificação de comportamentos pelo cliente.
O método terapêutico Gestalt dispõe de diversas ferramentas como entrevistas, observação, escuta, apresentação de tarefas e apontamentos, possibilitando assim monitorar as experiências, o aprendizado e as mudanças de comportamentos do paciente. Este serviço é frequentemente procurado para lidar com problemas específicos e imediatos, contudo, a prática vai além, culminando com a ampliação da consciência, da autonomia individual e das fronteiras de contato do cliente com o mundo.
A Psicoterapia é indicada para o tratamento de:
-
Sintomas: Ansiedade, Depressão, Stress, Insônia, Pânico, Fobias, Timidez, Dependências, T. O. C., entre outros.
-
Emoções: Raiva, Frustração, Medo, Tristeza, Abandono, Preocupação, Ansiedade, Angústia, entre outras.
-
Questões Humanas: Doenças Crônicas, Terapia de Casal, Mudanças, Luto, Conflitos Familiares, Conflitos Profissionais, Imigração, Desenvolvimento Pessoal, entre outras.
Informações
Para o Atendimento :
-
Agende sua consulta por e-mail, em minha secretária eletrônica ou por celular (41) 99151-1000.
-
A primeira consulta é destinada à entrevista para avaliação.
-
O paciente expõe suas necessidades e os objetivos do trabalho.
-
São traçadas as ações pertinentes aos objetivos/necessidades do atendimento.
-
É dado início ao processo terapêutico, firmando contrato.
-
São realizadas consultas periódicas de acompanhamento e tratamento até que os objetivos sejam alcançados.
Esclarecimentos:
Cada sessão tem duração de 60 (sessenta) minutos.
O número de sessões varia de acordo com o cliente e suas necessidades.
Por exemplo: Orientações podem ser tratadas em uma ou duas consultas.
A Psicoterapia ou Terapia Breve, por sua vez, poderá durar entre 12 e 15 encontros.
Para atendimento online, entrar em contato sobre o serviço.
Em casos de dificuldade de locomoção é possível o atendimento home care, mediante indicação e avaliação.
Gestalt Terapia
Existem diversas modalidades de tratamento na Psicologia, sendo empregada no consultório a Gestalt Terapia.
A Gestalt* – foi fundada por Fritz Perls e sua esposa Laura Perls. O nascimento da abordagem gestáltica se dá em 1951, com o lançamento do livro “Gestalt Therapy – Excitement and Growth in Human Personality”, escrito por Fritz Perls, Ralph Hefferline e Paul Goodman.
Esta modalidade de tratamento psicológico possui um método de trabalho de inspiração fenomenológico; propõe uma terapia centrada na experiência direta da pessoa em sua totalidade, constituída de cinco dimensões: física, afetiva, racional, social e espiritual, considerando assim tudo que constitui o campo de experiência único de uma pessoa, com seus valores, significados e historicidade.
A base para o processo da Gestalt-terapia está na relação e no diálogo que se estabelece entre o terapeuta e o cliente**. Busca-se construir uma relação autêntica, genuína, pautada pelo diálogo de pessoa para pessoa, tendo o acolhimento experimentos para levar o cliente a descobrir seus bloqueios e possibilidades, assim como ampliar sua percepção e atribuir seus próprios significados à sua experiência. Ao mesmo tempo são trabalhados seus recursos internos e fortalecidas suas funções psicológicas, de modo que sua queixa ou sintoma (seja ele qual for mas principalmente os psicossomáticos) passam a ser uma metáfora, um apelo pelo qual o organismo buscou restabelecer sua saúde.
Uma vez integrado à personalidade, a terapia aumenta os recursos de auto apoio, auto aceitação, valorização, autoconfiança e consciência fortalecendo a individualidade e aumentando as fronteiras de contato, permitindo relacionamentos mais significativos.
* "Gestalt" - é uma palavra alemã que significa “boa forma, configuração" a maneira simbólica como cada sujeito estrutura a percepção de si mesmo e do mundo.
** Cliente - segundo a Gestalt evita-se o emprego da palavra “paciente" por evocar atribuir passividade. Prefere-se o termo "cliente”, aquele que é demandante, livre e responsável de suas demandas.