Buscar
  • Nutty Ramos

Yin e Yang: Polaridades Corpo e Mente


 Segundo o mais importante texto sobre o taoísmo, Tao Te Ching (O Livro do Caminho e da Virtude, 300 a.C.), o Tao é a fonte do universo, assim considerado princípio criador, mas não no sentido de divindade. O taoísmo se configurou como uma combinação de ensinamentos, manifestando-se como um sistema filosófico, ético ou religioso. Essa tradição que permeia todo o pensamento chinês também representa uma cosmovisão e um modo de vida na arte, ciência e medicina.

   O Tao é representado pelo Yin e Yang, um símbolo composto por um círculo dividido com uma linha sinuosa, sendo que Yin está representado na cor preta enquanto Yang se apresenta na cor branca. Completando essa representação equilibrada e harmoniosa há outra esfera pequena no interior de cada metade, porém de cor oposta: esta pequena esfera significa que a essência de um contém em seu núcleo a essência do outro. E sua simbologia assinala união e o equilíbrio de forças opostas, complementares e inseparáveis de tudo o que existe no universo, cada ser, objeto, fenômeno da natureza, emoção e pensamento.

   Estes conceitos não podem ser resumidos ao princípio da dualidade ocidental, uma vez que Yin e Yang são dois polos opostos que juntos formam uma unidade em relação de interdependência, considerando que um depende do outro e apenas existem em união com o seu polo oposto. Portanto, este símbolo representa a lei universal da eterna transformação, significa que quando um dos elementos chega ao seu ápice, transforma-se no outro.

   Desta forma, para a Filosofia Chinesa não há dualidade: nada é somente Yin ou somente Yang. Nesta visão saúde, doença e pessoa são observadas, avaliadas e cuidadas em uma perspectiva onde o corpo, a mente, o espírito e as emoções são percebidas como um todo indivisível. Ainda aborda-se que cada órgão do corpo possui além de sua função fisiológica outras funções emocionais, intelectuais e espirituais que constituem uma unidade. Cada órgão é, por conseguinte, parte do conjunto da personalidade e suas ações recíprocas com outros órgãos são de importância vital para a busca harmoniosa do equilíbrio entre sentir, pensar, desejar e atuar no mundo.

   Sob este aspecto igualmente é formado o movimento da consciência humana onde polaridades formam unidade e dependendo do lado pelo qual nos aproximamos dela, veremos predominância de um dos seus aspectos. Isto está expresso na mente consciente e inconsciente surgindo conteúdos subjetivos, intuições, sonhos, visões assim como a discriminação, julgamento, percepção, atenção e memória. 

   Yin e Yang são capazes de nos descrever os diferentes fenômenos e manifestações da realidade física e da realidade imaterial conforme suas características gerais.



 Yin:                                                   Yang:   

metade esquerda                          metade direita

           Corpo                                          Personalidade

  Tranqüilidade                                         Ação     

          Repouso                                       Movimento    

 Parassimpático                                 Simpático

   Acetilcolina                                      Adrenalina

         Instinto                                          Racionalidade

   Silêncio, calmo                                   Extrovertido

    Sangue                                               Energia

   Conservador                                  Progressista

Contemplativo                                      Reativo

         Depressão                                          Ansiedade  


REFERÊNCIAS:


   DAHLKE, Rudinger. DETHLEFSEN, Thorwald. A doença como caminho – São Paulo: Cultrix, 2007

  ECKERT, Achim.Funções psíquicas dos oito vasos extraordinários. Traduzido por WUNDERMERIDIANE, Acht – São Paulo: Roca, 2012.

    ECHERT, Achim. O Tao da Cura. – São Paulo: Editora Ground, 2011.

  VECTORE, Celia. Psicologia e Acupuntura: primeiras aproximações. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932005000200009>. Acesso em 15/02/2017.

  Dicionário de Símbolos: significado dos símbolos e simbologias. Disponível em <https://www.dicionariodesimbolos.com.br/yin-yang/>. Acesso em 16/02/2017.

12 visualizações

Telefones

(41) 3019 - 1992

(41) 9 9151 - 1000

(41) 9 8760 - 9219

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn

Segunda à Sexta Feira: 8:00h às 20:00h

Endereço

Av. Anita Garibaldi, 850, Edifício Infinity Prime Offices, Torre 3 (Success), sala 602 - Cabral, Curitiba - PR, 80540-180